Festas


Menu saudável para crianças

O menu de uma festa infantil pode e deve ser saudável. É possível preparar alimentos ricos, sem cair nos excessos de açúcar ou nos que estão cheios de gorduras, como as batatas fritas ou rissóis. Por: Ana Sofia Calaça
 

Quando os pais pensam numa festa de aniversário sabem que os filhos vão encher-se de guloseimas, refrigerantes gaseificados, gomas e rebuçados, bolos altamente calóricos e batatas fritas. Bombas calóricas numa altura em que a obesidade infantil aumenta.

É verdade que se diz que os dias de festas são para os excessos alimentares, mas por vezes os doces são tantos, que o bolo de aniversário fica relegado para segundo plano.

Mas não precisa de ser assim. Existem muitas hipóteses para criar menus divertidos, apetitosos para as crianças, mas saudáveis. A comida elaborada em casa é uma boa opção e até pode contar com a ajuda dos mais pequenos que gostam sempre de participar nas tarefas para ajudar a preparar uma festa. Reduza as gomas e rebuçados, a quantidade de doces e de alimentos com gordura.

Não se esqueça também que deve facilitar o trabalho das crianças, com tendência para se sujarem e deixarem a roupa cheia de nódoas difíceis de limpar. Aposte nos alimentos que podem ser comidos à mão.

Veja algumas sugestões do eventoclick para os alimentos de uma festa infantil mais saudável do que o habitual:


  • 1Corte maças em pedacinhos e coloque em taças. Pode também optar pela salada de frutas.
    2Faça sanduíches de queijo e fiambre, de peru ou frango (carnes mais magras) com a forma de estrelas, corações e outros motivos engraçados. Metade deve ser preparada sem manteiga, para além de algumas crianças dispensarem, outras têm restrições alimentares a esta gordura.
    5Fatias de pizzas vegetariana
    6Douradinhos de peixe feitos no forno
    7Gelados de leite
    8Tirinhas de banana desidratada ou frutos secos
    9As gelatinas são mais saudáveis do que outros doces só à base de ovos ou chocolate
    10Quanto às bebidas corte com as colas e refrigerantes, aposte nos sumos naturais, batidos diversos e até no leite.
    11Frango assado ou desfiado para colocar em sandes.
    12iogurtes de vários sabores


Se quiser pode também combinar os alimentos confeccionados em casa com outros encomendados a uma empresa de catering. Na hora de servir o lanche, fique a conhecer um truque. No começo das brincadeiras, pode servir as bebidas, depois quando as crianças começarem a ter fome, coloque primeiro os alimentos menos doces, se estiver tudo junto na mesa, as crianças vão ter tendência para comer apenas as guloseimas e o restante sobrará.

Faça também com que as crianças sintam que os alimentos saudáveis são especiais, não podem sair da festa do seu filho a afirmar que nem sequer havia cola, mas antes que provaram uma limonada espectacular. Siga estes segredos e vai ver que o menu alternativo vai fazer crescer água na boca! 


Recebagrátiscada semana em exclusivo com novos artigos.

o seu email 

Ajudamos a organizar o seu evento


Diga-nos o que procura e nós encontramos 

 Empresas nacionais em destaque

Glamour Productions

Glamour Productions

Supere as expectativas! A Glamour Productions é um conceito da Eventos e Produções, uma Empresa de Animação Som e Luz, com 25 anos de experiência na área dos espetáculos.

Fantásticos bolos feitos em suspiro com diversas coberturas - It’s all about suspiros!

 porta-revistas Eventoclick


Receba grátis a nossa newsletter
e-mail   
Li e aceito a Política de protecção de dados