Festas


Como organizar um buffet

Se optar por um buffet para uma festa, serão os convidados a servir-se da comida. Esta opção permite soluções imaginativas para a disposição dos alimentos e uma grande variedade de pratos. A circulação das pessoas vai também permitir um maior convívio e muita animação. Ana Sofia Calaça
 

Uma das vantagens do buffet é que permite convidar um maior número de pessoas do que numa refeição com as pessoas sentadas. De qualquer forma, não se esqueça de calcular bem o espaço, porque cada convidado deve ter um lugar cómodo para ficar e colocar o prato e o copo.
O buffet pode ser um evento para comer de pé, mas normalmente acaba por ser incómodo. Mesmo que tenha calculado lugares sentados para todos, é conveniente pensar em pratos que possam ser comidos apenas com um garfo.
Deve também programar espaços amplos para a festa de modo a que as pessoas possam circular. Se for preciso, dê uma disposição diferente à sua sala e retire alguns objectos e móveis que fazem parte da sua decoração habitual.

Neste tipo de festa os convidados têm uma maior liberdade de movimentos e podem sentar-se onde desejarem, o que torna o ambiente divertido e informal."


Menu e disposição do buffet

O menu para o buffet pode ser muito imaginativo e normalmente inclui uma grande variedade de pratos. No mínimo, aposte num prato mais sofisticado que deve ser o principal, onde devem ser evitadas as espinhas e ossos. Pense em alguns pratos complementares como tartes e saladas. Duas ou três sobremesas diferentes não devem faltar.
A mesa do buffet pode estar localizada no centro da sala, de modo a que as pessoas possam circular ao seu redor sem se atropelarem, mas se não tiver hipóteses de a situar desta maneira, encostada a uma parede também vai ficar funcional. Se for estas a sua escolha, os convidados devem circular da esquerda para a direita e deverá pensar na disposição dos alimentos seguindo esta regra. Primeiro as entradas, depois os pratos principais, a seguir as sobremesas.
No caso de não ter uma mesa suficientemente grande, pode colocar outra de apoio, onde colocará por exemplo todos os utensílios como pratos e guardanapos que devem estar acessíveis antes dos alimentos.
Em vez de uma mesa corrida, pode optar também por utilizar várias mesas, o que vai evitar que todos se concentrem no mesmo lugar, mas não se esqueça de um detalhe importante.
Os mostruários dos alimentos e acessórios devem ser colocados com distâncias muito curtas entre si de modo a que os convidados não tenham que caminhar longas distâncias para se servirem.

Acessórios indispensáveis

E que equipamento vai precisar para preparar um buffet?
Pense em toalhas para a mesa principal e de apoio, guardanapos, pratos pequenos e grandes, copos em número suficiente. Veja se tem loiça de substituição, caso faça falta mais ou se algum acidente, recorrente neste tipo de festas, fizer com que seja necessário usar soluções de recurso.
As bebidas e as entradas já devem estar servidas quando os convidados chegarem e não se esqueça também que durante o decorrer da festa é preciso manter alguma ordem para que tudo corra bem, desmobilizando os pratos sujos, copos vazios e guardanapos utilizados. Boa festa!
 


Recebagrátiscada semana em exclusivo com novos artigos.

o seu email 

Ajudamos a organizar o seu evento


Diga-nos o que procura e nós encontramos 

 Empresas nacionais em destaque

O Bolo da Marta

O Bolo da Marta

Fantásticos bolos feitos em suspiro com diversas coberturas - It’s all about suspiros!

Supere as expectativas! A Glamour Productions é um conceito da Eventos e Produções, uma Empresa de Animação Som e Luz, com 25 anos de experiência na área dos espetáculos.

 porta-revistas Eventoclick


Receba grátis a nossa newsletter
e-mail   
Li e aceito a Política de protecção de dados